INOVAÇÃO – POR QUE ACONTECEM DE FORMA MAIS RÁPIDA EM STARTUPS?

Inovação, pouco praticada pelas empresas, que ainda causa estranheza e é considerando um grande tabu, ou bicho de sete cabeças. Para muitos, inovação é algo para gênios da informática, que criam aplicativos top trends, e que sua empresa nunca irá fazer, a não ser que você mude o endereço dela para o vale do silício. Schumpeter, primeiro teórico clássico da inovação, em 1934 afirmou que inovação representa um ato radical que envolve a introdução de um novo elemento ou a combinação de elementos antigos.
Ainda assim o terno não demonstra a amplitude do que representa inovação, que podemos então definir da seguinte forma: “inovar é questionar processos”.

O termo, em sua amplitude, abrange inovação em todas as suas resoluções. Elimina o pensamento atual de que inovação está sempre ligado a termos e empresas tecnológicas. Como citado no início, a inovação é pouco praticada pelas empresas, não apenas por empreendedores, pois num modelo de negócio que consideramos ideal, não apenas os diretores devem ser cobrados acerca de inovação, todos dentro de uma organização devem se questionar diariamente sobre os processos que utilizam para efetuar suas tarefas, de todos as áreas.

“NÃO APENAS OS DIRETORES
DEVEM SER COBRADOS ACERCA DE INOVAÇÃO,
TODOS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO
DEVEM SE QUESTIONAR DIARIAMENTE
SOBRE OS PROCESSOS QUE UTILIZAM
PARA EFETUAR SUAS TAREFAS”.

Dificilmente os funcionários da organização serão inovadores presos a seu local ou mesa de trabalho, cabe a organização incentivar seus funcionários a serem mais observadores, a conhecerem melhor outros grupos de trabalhos, como os processos que vem a seguir podem depender dos constantes questionamentos dos processos anteriores.

Nesse cenário, onde existe uma constante comunicação entre os setores da empresa, aprendendo e melhorando seus processos a fim de melhorar os processos seguintes, é onde encontramos a maior facilidade das startups em inovar, o número menor de funcionários e colaboradores torna esse processo de inovação mais fácil, onde todos remam para o mesmo norte.

“QUANTO MENOR A DISTÂNCIA
ENTRE OS SEUS COLABORADORES,
MAIS INOVADORA SUA EMPRESA SERÁ”.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: