O QUE É UM LEAD? COMO TRABALHA-LOS?

O que é um Lead?

Você já deve ter acessado um determinado site com a finalidade de obter informações a respeito de um assunto relevante e se deparou com uma tela onde solicitavam informações como seu nome, seu telefone e seu e-mail.

Geralmente solicitam suas informações com telas como esta abaixo:

No exemplo acima você precisará preencher os campos para que possa receber o material em questão. Após preencher os campos com suas informações você passa a ser um “lead” para o site, e a automação de Marketing passará a nutrir você com as informações necessárias, conduzindo você até que passe de um lead para um comprador.

Um lead é um potencial cliente para o seu negócio. É alguém que já demonstrou interesse no seu produto ou negócio e que muito provavelmente gosraria de ouvir mais sobre este determinado assunto.

Digamos que você seja um professor de música, alguém que encontrou o seu site e se cadastrou em uma página sobre aulas de canto, muito provavelmente se sentirá feliz em receber dicas a respeito do trato e cuidados com a voz, alguns exercícios práticos para melhorar a afinação, ou até cupons de desconto para compra de cursos e acessos a eventos.

POR QUE GASTAR ENERGIA GERANDO LEADS AO INVÉS DE TENTAR VENDER DIRETAMENTE?

O autor (Chet Holmes) identificou que para um mercado qualquer, o momento de compra dos clientes forma quase que um padrão. (TEORIA DO STADIUM PITCH)

Segundo ele, apenas 3% do público está ativamente buscando opções e querendo comprar algo e cerca de 6-7% está aberto a propostas. O restante é apresentado na pirâmide abaixo:

Isso derivou a grande sacada de Holmes e do Stadium Pitch.
HOLMES DISSE:

Imagine um estádio inteiro cheio com os seus potenciais clientes e que você tivesse a oportunidade de falar para todos eles por alguns minutos. O que você falaria?”

Grande parte dos empreendedores responde a esta questão dizendo que utilizariam o tempo para dissertar sobre o seu produto/serviço e suas características, isto é, tentariam fazer uma venda direta. Porém, basta que o empreendedor comece a dissertar sobre o assunto que 90% da pirâmide se retiraria do local.

Pensando nisso, seu esforço deve ser sempre no sentido de informar seu cliente, nutrir o seu lead, com informações que sejam úteis, pertinentes e interessantes, independete do estágio em que o lead se encontra no funil. Você precisa dizer coisas interessantes para que possa continuar prendendo a atenção de todos.

Você deve pensar páginas para o seu site que vão além da apresentação dos seus produtos e serviços. Dessa forma você começará a ser relevante para além dos 10% da pirâmide citada acima.

Não para por aqui

Mais para explorar

AUTOMAÇÃO DE MARKETING

É a utilização da tecnologia como forma de automatizar o as principais ações de Marketing da sua empresa, isso reduz o trabalho manual e os

Preencha os campos abaixo, clique no botão para enviar e retornaremos em seguida :)